Se a sua empresa possui sistemas de tubulação, saiba que eles devem ser inspecionados periodicamente para manter a segurança da instalação e dos colaboradores.
Conforme NR-13 as tubulações ou sistemas de tubulação ligados (ou interligados) a caldeiras ou vasos de pressão, que contenham fluidos de classe A ou B (inflamáveis, combustíveis ou tóxicos) estão enquadradas na norma e devem seguir os requisitos descritos no item 13.6.
As tubulações abrangidas pela NR-13 devem possuir um programa e um plano de inspeção, projeto, desenhos e fluxogramas da instalação, dispositivos de segurança e controle, relatórios de inspeção, entre outros documentos.
As inspeções periódicas das tubulações devem ser constituídas de exames e análises definidas por PH, que permitam uma avaliação da sua integridade estrutural de acordo com normas e códigos aplicáveis.
O teste de estanqueidade é um método utilizado para verificar se há vazamento no sistema a ser analisado (tubulação ou rede de tubulações, tanques e demais recipientes ou equipamentos). Este teste é realizado com aplicação de pressão positiva (acima da pressão atmosférica) utilizando ar comprimido ou nitrogênio, dependendo da instalação.
Durante o teste, com o sistema pressurizado, é observado o comportamento do manômetro padrão utilizado. A partir da variação de pressão indicada busca-se vazamentos no sistema.
Normalmente um vazamento de gás é silencioso, invisível, e quando ele se torna perceptível, pode ser tarde demais. Detectar um vazamento preventivamente é uma das melhores formas de prevenir acidentes com gás em condomínios, comércios e indústrias.
O teste estanqueidade é uma exigência do corpo dos bombeiros, veja abaixo o que a lei diz sobre isso:
Item 4.3 Inspeção periódica (para estabelecimentos comercias e industrias)
”A inspeção periódica deve ser realizada em períodos máximos de 12 meses, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e de uso de acordo com avaliação e registros realizados pelo responsável da inspeção.”
4.6 Inspeção periódica (para estabelecimentos residenciais)
“Recomenda-se que sejam realizadas inspeções periódicas na rede de distribuição interna. Caso sejam realizadas, recomenda-se que sejam realizadas em períodos máximos de cinco anos, ou de acordo com definição da autoridade competente, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e das condições ambientais.”
A Mayorca Inspeções Industriais possui profissionais com mais de 15 anos de experiência e ficará honrada em ajudar você e sua empresa.
Saiba mais www.mayorca.ind.br/contato