Caldeira ou gerador de vapor é um trocador de calor que produz vapor de água sob pressões superiores à atmosférica, a partir da energia térmica fornecida por uma fonte de energia qualquer. É constituída por diversos equipamentos e dispositivos associados e perfeitamente integrados para permitir a obtenção do maior rendimento térmico possível com total segurança.
A inspeção de caldeiras é fundamental para garantir a segurança dos operadores, disponibilidade e o bom funcionamento do equipamento.
A Norma Regulamentadora 13 (NR-13) estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.
Independentemente do tipo de inspeção a ser realizada (inicial, periódica ou extraordinária), há etapas que o prestador de serviços deve seguir para um resultado adequado. Essas etapas são compostas de:
Análise documental;
Avaliação da localização e a segurança da instalação da caldeira;
Verificação operacional e estrutural do equipamento;
Realização de testes ou ensaios não destrutivos;
Observar a calibração dos instrumentos de segurança e controle.
Emitir relatório com parecer conclusivo quanto à integridade da caldeira até a próxima inspeção.
Para maiores informações, entre em contato conosco.