Inspeção em Caldeiras – NR-13

Caldeira ou gerador de vapor é um trocador de calor que produz vapor de água sob pressões superiores à atmosférica, a partir da energia térmica fornecida por uma fonte de energia qualquer. É constituída por diversos equipamentos e dispositivos associados e perfeitamente integrados para permitir a obtenção do maior rendimento térmico possível com total segurança.

A inspeção de caldeiras é fundamental para garantir a segurança dos operadores, disponibilidade e o bom funcionamento do equipamento.

A Norma Regulamentadora 13 (NR-13) estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.

Independentemente do tipo de inspeção a ser realizada (inicial, periódica ou extraordinária), há etapas que o prestador de serviços deve seguir para um resultado adequado. Essas etapas são compostas de:

  • Análise documental;
  • Avaliação da localização e a segurança da instalação da caldeira;
  • Verificação operacional e estrutural do equipamento;
  • Realização de testes ou ensaios não destrutivos;
  • Observar a calibração dos instrumentos de segurança e controle.
  • Emitir relatório com  parecer conclusivo quanto à integridade da caldeira até a próxima inspeção.

 

Para maiores informações, entre em contato conosco.

linha-azul CONTATO

Clique no botão abaixo para maiores informações: 

fale-conosco

Siga-nos nas redes sociais:

face   linkedin   youtube